segunda-feira, 13 de maio de 2013

O tempo o pior veneno.

A alguns dias atrás lendo a bíblia, me deparei com um dos grandes reis bíblicos. Suas crônicas começam dizendo: "E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor, seu Deus,". Ele incentivou a população de Judá a obedecer a lei de Deus, tirou a idolatria de praticamente todo o reino e construiu cidades fortes. O reino de Asa foi de muito trabalho e obediência a Deus. Tanto ele fez que o Senhor trouxe paz a seu reino durante dez anos.

O trabalho de Asa foi árduo, ele precisou lutar muito para conseguir abolir a idolatria e estabelecer a lei de Deus em Judá novamente, mas com o tempo ele foi desanimando, talvez não acreditava mais que sua vitória iria chegar, ele já tinha vencido muitos inimigos, porém sempre no horizonte um maior se levantava.

Nisso tudo Deus não o abandonou, mas o incentivava através de seu profeta Azarias dizendo: "Ouvi-me, Asa, e todo Judá, e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se o deixardes, vos deixará" e continua " Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa" Asa ouvindo tais palavras se animou novamente para as lutas que ainda viriam, até mesmo sua mãe se tornou um inimigo do reino, pois construiu um ídolo para adorar. Porém Asa passou por cima de seus laços familiares e a depôs como rainha.


Porém o tempo passou novamente e Asa, já não era o mesmo. Ele começou a se aliar com os reinos inimigos. Confiando que eles dariam a força necessária para que ele conquista-se seus propósitos.
Asa não queria mais esperar em Deus, confiar em Seu braço forte e deixar Deus guia-lo a vitória. Pois o próprio profeta diz: "Naquele mesmo tempo, veio Hanani, o vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Porque confiaste no rei da Síria e não confiaste no Senhor, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos." Asa perdeu sua grande chance ao buscar forças em reinos e não em Deus. E o profeta contínua: "Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele;..." Deus esperava que Asa confia-se inteiramente Nele. 


Asa teve a chance de dar ouvidos ao que o profeta dizia, mas a verdade é que ele preferiu endurecer seu coração ainda mais. Mandou o profeta para o tronco, para castiga-lo. 

E as crônicas de Asa terminam com um rei de coração duro, que nem mesmo a Deus se dobrou. Ele contraiu uma doença e morreu, nem mesmo nessa hora, ele buscou o socorro de Deus, porém aos médicos.

É triste notar como um homem como Asa pode se corromper durante sua vida, o jovem Asa era sonhador e trabalhador, escolhia o caminho difícil só para agradar ao Seu Deus. Mas em algum momento, Asa perdeu o temor e começou a escolher o caminho mais fácil, deixou de confiar e respeitar a palavra do profeta e seguiu seus próprios instintos.



A um ditado que diz que o tempo é o melhor remédio, porém algumas vezes ele pode ser o pior veneno. Asa não soube lidar com o tempo, ele foi imediatista, ele não considerou a eternidade de Deus.

O texto bíblico não deixa claro o motivo que levou Asa a tais ações, porém sabemos que o homem é fraco e corruptível. O tempo pode criar em nós desespero, ansiedade, arrogância, falta de temor. Não que isso justifique a Asa, porém saber tratar isso é necessário.

O que o rei Asa deveria ter feito afinal?

Para vencer o tempo é necessário ser renovado. Isaías 40:30-31 diz: "Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se fatigarão." Não há quem possa vencer por si só o tempo, ele é destrutivo "certamente cairão".

Asa deveria ter tirado um tempo de oração a Deus, ter deixado um pouco seu trabalho de lado e buscado em quanto havia tempo. Deus o receberia de braços abertos e renovaria suas forças e certamente ele teria vencido todos os seus inimigos.

E é única maneira de vencermos o tempo, confiando em Deus e lançando sobre ele todas as ansiedades desta vida. Não importa se estamos falando de reis ou plebeus, todos um dia ou outro passaremos pela fornalha do tempo. A diferença vai estar em quem buscou ou confiou em Deus.

Se de alguma maneira você está ficando velho na fé, busque a Deus e seja renovado em quanto antes. Não deixe que o tempo faça de você alguém incorrigível como Asa. E saiba o tempo chega para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...