quarta-feira, 5 de março de 2014

GANHAR ALMAS E CUIDAR

Algo tão fundamental quanto ganhar uma alma para o Reino de Deus é cuidar da mesma. Em Provérbios 11:30 diz que ”...quem ganha almas é sábio”. Nós, enquanto filhos de Deus, precisamos resgatar as pessoas que vivem no curso deste mundo e apresentá-las a Jesus intimamente. Ora, se ganhamos almas para Deus somos sábios, e se não ganhamos somos o quê? Faça sua própria dedução.
É público e notório que uma grande parte das igrejas, nos dias de hoje, enfrentam o problema de não cuidar das novas pessoas que chegam ao ministério. Por exemplo, uma pessoa recém-batizada ou um “novo convertido” precisa de um apoio especial durante os primeiros meses de conversão, talvez anos, ou melhor, esse apoio deve permanecer a todo momento. Um dos motivos que mantém uma pessoa na igreja é a comunhão ativa com os demais membros. Mas na prática, isso parece cada vez mais uma utopia.
Às vezes eu penso qual condição seria mais fácil: ganhar almas ou cuidar das almas? Jesus disse que nos fará pescadores de homens (Mateus 4:19). As duas condições são essenciais, o mesmo se comprara a um pássaro, onde uma de suas asas é ilustrada pela oração e a outra asa é leitura bíblica. Por um acaso um pássaro consegue voar apenas com uma asa? Não, da mesma forma equipara-se ao ganhar e cuidar de almas, ambos devem ter a mesma importância.
Uma forma de sanar essa deficiência é exercer a comunhão ativa, seja com a metodologia da visão celular (que é alicerçada em ganhar almas, consolidar, disciplinar e enviar) ou outras mais. Implementar a visão celular em uma igreja gera ótimos resultados desde que seja realizado da forma correta. Outro aspecto, que em minha opinião, é tão importante quanto e reforça o firmamento dos membros são aproximação e o cuidado por parte dos pastores e lideres. É mais fácil cuidar das ovelhas enquanto elas estão na igreja do que quando estão fora ou desviadas por exemplo. Uma parábola da bíblia ilustra bem isso: “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida”. Lucas 15 : 4-6. A promessa de sermos pai de multidões deve vir acompanhada de cuidaremos também das multidões. A boa igreja ou o bom pastor vai atrás da ovelha perdida. A oração é vital, mas sem a ação fica meio difícil... Não se pode ir atrás de alguém que não se conhece! Ganhe almas e cuide.

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para CUIDAR dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros. Isaías 61:1


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...