sábado, 20 de abril de 2013

A perfeição como alvo


Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.48

...Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.11-14

Você já ouviu esta frase: “Eu sou cristão, não perfeito”? Realmente, a frase está querendo dizer que nós erramos. Mas a perfeição deveria ser o objetivo de todo o cristão. Como eu posso dizer: eu sou cristão, e não perfeito, ou sou cristão, mas não sou santo? Como assim? Jesus disse: seja perfeito, seja santo. Há inúmeros textos da bíblia falando sobre isso.

Sabe, essa não é a mentalidade que o cristão deve ter. Porque quem é o nosso alvo? Não é Cristo? E Ele é perfeito. Não precisamos fingir que somos perfeitos, devemos ser sinceros antes de tudo. Mas se nós nascemos de novo, somos novas criaturas (II Coríntios 5.17), e temos o dever de fazer sempre o bem.

Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1.14-16

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2.20

Jesus disse que o caminho da salvação é estreito (Mateus 7.13-14), que muitos seriam chamados, mas poucos escolhidos (Mateus 22.14). Ou seja, ainda que nesse mundo seja difícil atingir a santidade e a perfeição de forma completa, Jesus diz: seja perfeito, seja santo. Porque ele não quer cristãos acomodados. Pois sem santificação ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14). É muito melhor morrer tentando ser perfeito, do que morrer um cristão acomodado, que acha que por estar debaixo da graça, suas falhas, seus pecados, passarão batidos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. I Tessalonicenses 4.7

Moisés, Abraão, José, Jacó, Davi, Paulo, tenha a certeza que eles buscavam essa perfeição, porque sabiam que os seus erros, suas falhas, entristeciam a Deus, e que poderiam até mesmo distanciá-los de Deus.

Ser cristão, e não ter como objetivo a perfeição e a santidade é um tanto quanto contraditório. Mas veja, Deus não está admitindo que podemos ser perfeitos pela nossa própria força. Isso nunca. Mas nós jamais devemos subestimar o poder de Deus. Porque é esse poder que irá nos aperfeiçoar, e não a nossa própria força, embora devemos fazer a nossa parte. João Batista disse: importa que eu diminua, e Ele (Cristo) cresça (João 3.30). Por quê? Porque se Cristo crescer em nós, a perfeição dele irá refletir em nossas vidas, e seremos muito melhores do que somos.

Realmente, ser um cristão de verdade não é fácil. Mas ainda assim, o jugo de Cristo é muito, mais muito mais leve que o do mundo (Mateus 11.28-30). Ser cristão de verdade, vale muito à pena. O caminho, cujo alvo é Cristo, a nossa salvação, é estreito. Por isso, tudo aquilo que é nocivo para a nossa alma não caberá nesse caminho. Para buscarmos esse alvo, precisamos deixar muita coisa de lado, e ao mesmo tempo, preenchermos a nossa vida com o poder de Deus. E buscando a perfeição e a santidade, jamais devemos nos vangloriar. Muito pelo contrário. Se alcançarmos o nosso alvo, a glória é para Cristo e não para nós. Mas para nós, restará a alegria.

Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Filipenses 2.14-15

É essa mensagem que eu quero compartilhar com vocês. Ainda que sejamos muito falhos, muito pecadores, nunca é tarde para recomeçar. Analise a sua vida, e veja o que te impede de alcançar a perfeição que Cristo fala. Elimine essas coisas sem dó nem piedade. E busque edificar a sua alma, fortalecer a sua fé, a fim conquistar a salvação e a ressurreição pela misericórdia de Deus no Último Dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...