terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Você é um homem de dores ou um brincalhão?



O Senhor Deus dos exércitos vos convidou naquele dia para chorar e prantear, para rapar a cabeça e cingir o cilício. Porém é só gozo e alegria que se vêem. Isaías 22.12.”

Porventura isso não descreve a geração dos últimos dias? O mundo está embriagado, lotado de iniquidades, mas o que se vê em sua maioria é um povo que só busca diversão, ao invés de arrependimento. Pena que não é só no mundo. Em muitas igrejas a tristeza pelo pecado se foi, e foi trocado pela falsa alegria. Mas a palavra de Deus diz: Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados - Mateus 5.4. Hoje tudo é diversão, as pessoas buscam a superficialidade do divertimento nas coisas do mundo. Mas quando pecam não sentem tristeza nem dor pelos seus pecados, pois suas consciências estão adormecidas.

Davi, em Salmos 119.136, chorava pelas iniquidades dos outros, porque eles não estavam guardando a lei de Deus: Os meus olhos derramam rios de lágrimas, porque os homens não guardam a tua lei. Davi via que o pecado violava a lei de Deus que era muitíssimo preciosa, e que revelava o caráter de Deus. Ele chorava porque os outros desprezavam a lei.

Veja, se alguém que derrama rios de lágrimas pelos outros, imagina quando ele mesmo pecar? Davi nos ensina que quanto maior for o seu nível de desejo de agradar a Cristo, maior será a sua tristeza quando você não conseguir agradá-lo. Mas será que ainda hoje o pecado de outras pessoas nos faz chorar, ou ao menos nos entristece, ou ao menos nos incomoda? Pois Isso aconteceu no passado. Essa tristeza sadia, ou seja, segundo Deus, produz vida. Ela é importante para manter o pecado longe de nós. Quando se chora amargamente por um pecado, assim como Pedro chorou quando negou a Cristo três vezes, por exemplo, é muito difícil se cometer o mesmo erro.

Assim, quando você percebe o quanto o pecado arruína a sua intimidade com Jesus, como você se aflige? Veja o que a palavra diz em Tiago 4.8: Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. 

Cristo era chamado de um homem de dores, veja em Isaías 53: Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Cristo, de fato, se importava com as dores dos outros, com a nossa dor. Ele se humilhou e foi afligido por nossa causa. Ele sabia que a ira de Deus estava vindo. Ele, que não conhecia pecado, se fez pecado por amor a nós. Toda tristeza que ele sofreu tinha a ver com o nosso pecado, pois ele mesmo nunca pecou.

Mas infelizmente, um dos motivos porque não choramos amargamente, ou porque não nos entristecemos mais, é porque nos entregamos às coisas vazias e vãs desse mundo, que tem poder para cauterizar a mente e diminuir a sensibilidade para as coisas de Deus. Pois o mundo deseja oferecer diversão e inúmeras distrações, pautadas muitas vezes na mentira, traição, imoralidade sexual. É sadio ter tristeza segundo Deus, chorar, lamentar quando se cai em pecado, porque isso é essencial para o arrependimento. Porque se Cristo perdoa o seu pecado, não quer dizer que o seu pecado não o entristeça: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4.30

E ele é o Espírito de Cristo (Romanos 8.9). Se você entristece o Espírito de Cristo, você entristece o próprio Cristo. Se você entristece um, você entristece todos: Deus, Cristo e O Espírito Santo. Você consegue imaginar Jesus triste quando Pedro o negou? Assim também Cristo se entristece quando você peca. Veja, precisamos nos desligar das coisas do mundo para nos aproximarmos de Deus. Se for necessário deixarmos de lado o computador, a televisão, isso será melhor do que ficar longe de Deus e pecando. Provavelmente você não conseguirá fazer isso com distrações constantes.

Não pense que estamos falando aqui de emoções carnais, que não produzem nada de bom na alma, nem arrependimento. Estamos falando da tristeza plantada por Deus que incomoda a alma quando esta cai em pecado. Pois há diferença entre a tristeza do mundo e a tristeza segundo Deus: Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo traz morte. II Coríntios 7.10. É dessa tristeza que estamos falando. Por isso, precisamos cultivá-la por causa do nosso próprio pecado, pois ela nos levará ao arrependimento. Às vezes o local a se fazer isso é longe de tudo, ou pelo menos longe de tudo que nos afasta de Deus. Pare de pensar que você tem que ficar rindo o tempo todo. Pare de pensar que o que importa na vida é se divertir. É hora de você ser uma pessoa séria. Lembre-se do “homem de dores”. É Cristo que devemos seguir, não comediantes cristãos.

Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos. - Romanos 8.22-24

A profunda alegria, geralmente é resultado de uma profunda tristeza. Existe uma conexão entre chorar e ser ouvido por Deus. Tristeza e lamento estão sendo sistematicamente erradicados e substituídos não somente no mundo, mas também na igreja, por risadas. Não deixe que isso apanhe você. Não estamos dizendo que o cristão não é alegre, ou que ele tem que ter a cara emburrada, ou inchada de tanto chorar. Mas o Cristão que se deleita no Senhor, se alegra, quando o Senhor e sua igreja se alegram, e sofre, quando a igreja e o Senhor sofrem.

Mas, talvez você se acha frio, ou insensível. Então, clame por Deus para que ele mude isso. Porque o Senhor não quer um povo indiferente. Pense nisso. Corra, peça, ore ao Senhor, dizendo: Dê-me um coração quebrantado, devasta-me quando pecar, por favor!

Esse tema me chamou muita a atenção, porque eu nunca tinha me atentado para isso com tanta profundidade. Assisti esses dias a um vídeo de Tim Conway, onde ele fez uma série de vídeos sobre a batalha contra o pecado. Um desses vídeos fala exatamente sobre esse tema. Na verdade, esse texto é baseado nesse vídeo. Aconselhamos você a assisti-lo, se possível. É uma mensagem fortíssima, baseada completamente na palavra de Deus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...