quinta-feira, 14 de março de 2013

Liberdade Espiritual



Vimos no texto anterior, Cristo falando de uma escravidão espiritual que tem poder sobre os homens. Ou seja, aquele que comete pecado se torna escravo do pecado. Mas aí você pode estar pensando: todos nós pecamos, então sempre seremos escravos do pecado. De fato, todos nós somos pecadores, e não há um que não peque (I João 1.8). Porém, essa escravidão acaba a partir do momento que Cristo liberta, pois está escrito: Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. 1 Timóteo 1.15

Antes da vinda do Seu Filho, Deus afirmou: Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações,... Em verdade trará a justiça;... Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Isaías 42.1.

Cristo reforça sua missão: O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes. Isaías 61.1; Lucas 4:18.

Vemos claramente que uma das principais missões de Cristo foi libertar os pecadores do DOMÍNIO do pecado: Porque o pecado não terá mais domínio sobre vós - Romanos 6.14. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3.12

A liberdade espiritual é realidade na vida do cristão. Ele pode até pecar, mas pelo poder de Deus ele será transformado constantemente, e cada vez mais o pecado será abominado. Pois como pode um ex-escravo querer voltar para escravidão? Melhor fora nunca ter saído dela, a provar da liberdade e depois recusá-la. E está escrito: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, SE alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2.1-2.

O “SE” indicia claramente: não peque mais! Porém, SE cairmos em pecado, não há porque se torturar. Cristo é fiel e pode nos perdoar: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.9. Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5.16.

Portanto, essa liberdade tem finalidade: Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens imprudentes, como livres, e não tendo a vossa liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. 1 Pedro 2.15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...