terça-feira, 12 de março de 2013

A Verdade de Deus é libertadora



Embora a mentira seja frequente na natureza humana, a verdade, graças a Deus nunca deixou de ser apreciada e praticada. Para quem ama a verdade, muito melhor é descobrir a sua fonte. E quem seria essa fonte senão Deus? Afinal, nele não há sequer um rastro de mentira, pois ele é a própria verdade. O homem por si só não teria poder para definir o que é mentira e o que é verdade se Deus não o tivesse revelado desde o princípio. Entretanto, algumas verdades divinas são manipuladas ou mesmo ridicularizadas para que alguns deixem de acreditar nela. Da mesma forma que algumas mentiras diabólicas são enfeitadas de verdade, e obtêm muito mais crédito.

Por isso, é importante saber de onde se colhe a verdade legítima. Acredite: ninguém conhece tão bem a verdade quanto o próprio Deus, cuja fonte verdadeira é ele. Precisamos, portanto, aprender e praticar a sua palavra. Afinal a palavra de Deus é a verdade, que tem poder para santificar (João 17.17). Pois nessa palavra existe poder, pois Cristo afirma: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8.31

Já viu por acaso alguma verdade que liberta? A de Deus sim. Por isso, é preciso que você se permita conhecê-la, caso ainda não tenha feito isso. Mas a questão é: ser liberto do que? Foi essa a pergunta dos judeus que alegavam nunca terem sido escravos de ninguém. Mas veja o que Jesus respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é ESCRAVO do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8.34

Ou seja, é Cristo, o Filho de Deus que tem poder para libertar aqueles cujo domínio é o pecado. E onde está essa verdade para que eu seja liberto? Ora, não se esqueça: a verdade é o evangelho da salvação, ou seja, a própria palavra de Deus. (Efésios 1.13). A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmos 119.142. Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade. Salmos 119.15. Não se deixe enganar, há tantas verdades que os homens afirmam ser, mas que para Deus não passam de coisas vãs. E é tão bom quando conhecemos a verdade, porque nos tornamos confiantes, seguros e certos do melhor caminho.

Portanto, não deixemos de pedir ao SENHOR: Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem; levem-me elas ao teu santo monte, e à tua habitação. Salmos 43.3. Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo. Salmos 25.5. Pois perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Salmos 145.18. 

Quem pratica a verdade é sábio. E quem fala a verdade manifesta a justiça. Provérbios 12.1. Por ser a verdade algo preciosa e tão fundamental, Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (I Timóteo 2.4). Portanto, onde você buscará a sua verdade? A fonte dela já lhe foi revelada, por isso não a recuse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...