quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Eu tenho um sonho: De que a igreja seja o que ela deveria ser

Eu tenho um sonho de que as igrejas deixem de lado as suas diferenças, arranquem suas placas e se unam. Que não haja mais denominações, e sim um só povo, um só pensamento, uma só fé.

Eu tenho um sonho de que a igreja pare de ficar correndo tanto atrás de bênçãos, como se a graça de Deus já não bastasse. Que o espírito interesseiro fosse deixado de lado, pois há coisas mais importantes do que a falsa riqueza do mundo.

Eu tenho um sonho de que as igrejas vivam mais na prática do que na teoria. Que a igreja seja de verdade e não de mentira. Que as obras sejam mais evidentes. Que o mesmo empenho da pregação seja usado para que a igreja seja uma assídua praticante da palavra.

Eu tenho um sonho de que a igreja não viva tanto para si mesma, mas que também busque acolher os necessitados. Seria prejuízo trocar um dia de culto por uma visita ao hospital, ao presídio, a um asilo? Seria prejuízo deixar de fazer um culto para alimentar os famintos? Ou por que não fazer os dois simultaneamente? 

Eu tenho um sonho de que os pastores e obreiros conheçam as suas ovelhas de verdade, não apenas de vista, mas de perto. Que eles auxiliem no reconhecimento dos dons da igreja, para que estes sejam usados para edificação e crescimento de todos. Que os pastores não se considerem intocáveis ou inerrantes, mas que estejam a disposição não só para ouvir as suas ovelhas, como também prontos para acompanhá-las e ajudá-las.

Eu tenho um sonho de que os membros tenham liberdade de verdade para expor suas opiniões, dúvidas e sugestões. Mas também que os mesmos respeitem e amem as suas lideranças, procurando serem mais pró-ativos.

Eu tenho um sonho de que dentro das igrejas, os próprios membros se conheçam. Que não haja divisão de grupinhos: jovens com jovens, adultos com adultos, líderes com líderes. Mas que os jovens aprendam com a experiência dos mais velhos, e os mais velhos com o vigor dos mais novos. Que ao invés de haver divisão, haja união entre todos.

Eu tenho um sonho de que a igreja cumpra com seus deveres sociais e espirituais. Que a igreja promova campanhas de ajuda ao combate de drogas, que alimente os famintos, que cure os doentes, que levante os abatidos, que busque não apenas os seus interesses, mas também os da sociedade.

Eu tenho um sonho de que a igreja não viva uma falsa paz, uma união de fachada, um amor fingido. Que o amor seja verdadeiro e permanente entre os irmãos, onde todos são parceiros uns dos outros tanto na alegria quanto na tristeza.

Eu tenho um sonho de que as igrejas sejam fortes o bastante para vencerem e envergonharem o mal. Que sendo a luz brilhem, que sendo o sal, salguem a terra. Que elas sejam irrepreensíveis diante de Deus e que busquem a constante santificação. Que as igrejas permaneçam em pureza, como uma noiva virgem esperando pelo seu noivo, Jesus Cristo.

Claro que nem todas as igrejas deixam de fazer a sua parte, mas convenhamos que a maioria delas está longe do ideal. Embora muitos deem a vida pela igreja, em todos os cantos do mundo de forma exemplar, a fim de que ela cresça e permaneça fiel a Cristo, há ainda muitas coisas para se melhorar, começando por mim. Pois de nada adianta eu sonhar e não fazer a minha parte, e não correr atrás desse ideal, e ficar calado. De nada adianta sonhar e não acreditar que isso é possível. Mas assim como a igreja é um corpo, ainda que eu faça muito, serei apenas um membro. Todavia, igreja é união; e união faz a força. E a fé é poderosa, e colocada em prática, torna o impossível em realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...