segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A imprevisibilidade da vida


Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.

Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando – Tiago 4.13

* jactância: Comportamento de quem age com arrogância. Ação ou hábito de se gabar. Aspiração de valentia, coragem, conduta de quem vive a contar fanfarrices. 

Apesar de sempre fazermos planos para o futuro, ninguém sabe o dia de amanhã. Nem sequer sabemos se estaremos vivos daqui a 5 minutos, quanto mais se faremos isso ou aquilo. Veja, a reprovação de Paulo não diz respeito ao ato em si de se planejar, e sim para a arrogância de alguns que tem a certeza de sua futura existência para fazerem dos seus planos realidade. E não apenas isso, mas também reprova o comportamento ansioso com coisas que ainda nem aconteceram.

Tudo o que fazemos, depende de Deus, permitir ou não. Portanto, é bom que sejamos humildes em todos os nossos passos, e tenhamos a consciência de que somos totalmente dependentes de Deus; pois somos passageiros como a neblina que logo se dissipa. E se fazemos planos ou sonhamos, antes, entregamos tudo nas mãos do Senhor. E se Deus quiser, realizaremos todos. Porque os projetos humanos não são infalíveis, e o tempo da nossa vida é imprevisível.

Lancemos sobre Deus as nossas ansiedades. Valorizemos e priorizemos muito mais o agora. Preocupemo-nos com aquilo que está ao nosso alcance. Agradeçamos até pelo ar que nos mantém vivos, dando graças. Pois, se o passado é imutável, cuidemos do presente, para que o futuro suceda bem. E o amanhã a Deus pertence, o qual sabe de todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...